[terça-feira, 17 de junho de 2008]
O que querem os Anarquistas? Todos os direitos reservados aos autores dos texto
"O Estado é a negação da humanidade!" Mikhail Bakunin
Em artigo bastante contundente e expressivo, Errico Malatesta, discípulo italiano do russo Bakunin, discorre sobre o que é e o que se deve fazer "Rumo à Anarquia".
Em primeiro lugar, deve-se desprezar concepções errôneas segundo as quais "anarquia" seria sinônimo de "bagunça". Anarquia é ausência de governo e mesmo de atividade parlamentar; que os agentes políticos devem atuar diretamente em busca de manter e ampliar todas as formas de participação nos aspectos decisórios da sociedade em que vivem. Ação Direta, aliás, é o nome que adotam várias organizações anarquistas pelo mundo afora.
Diz-nos Malatesta em seus "Escritos Revolucionários" que "Se quiséssemos substituir um governo por outro, isto é, impor nossa vontade aos outros, bastaria, para isso, adquirir a força material indispensável para abater os opressores e colocarmo-nos em seu lugar * Mas, ao contrário, queremos a Anarquia, isto é, uma sociedade fundada sobre o livre e voluntário acordo, na qual ninguém possa impor sua vontade a outrem, onde todos possam fazer como bem entenderem e concorrer voluntariamente para o bem-estar geral. Seu triunfo só poderá ser definitivo quando universalmente os homens não mais quiserem ser comandados ou comandar outras pessoas e tiverem compreendido as vantagens da solidariedade para saber organizar um sistema social no qual não mais haverá qualquer marca de violência ou coação".
A atividade do anarquista, do socialista utópico (em sua sublime acepção de conquista da Esperança possível) não é violenta nem repentina, mas gradual, pedagógica, passo a passo.
"Não se trata de chegar à anarquia hoje, amanhã ou em dez séculos, mas caminhar seguramente rumo à anarquia hoje, amanhã e sempre. A anarquia é a abolição do roubo e da opressão do homem pelo homem, quer dizer, abolição da propriedade privada dos meios materiais e espirituais de produção e do governo formal; a anarquia é a destruição da miséria, da superstição e do ódio entre as pessoas. Portanto, cada golpe desferido nas instituições da propriedade privada dos meios de produção e do governo é um passo rumo à anarquia. Cada mentira desvelada, cada parcela de atividade humana subtraída ao controle da autoridade, cada esforço tendendo a elevar a consciência popular e a aumentar o espírito de solidariedade e de iniciativa, assim com a igualar as condições é um passo a mais rumo à anarquia...
Lázaro Curvêlo Chaves - Primavera de 2000
Materia tirada do site: http://www.culturabrasil.pro.br/anarquia.htm
Mas tem uma coisa:
Se para ti, "anarquia" é sinônimo de caos, desordem, confusão, desorganização e distúrbio, aperta bem esse cinto...
Anarquia não é confusão;
Anarquia não é desorganização;
Anarquia, do grego: an (sem) e arché (poder).
Anarquista não é sinônimo de desordeiro.
Anarquismo: movimento que luta por uma sociedade onde ninguém tenha poder sobre ninguém. Também podem ser chamados de ácratas, defensores da Acracia, do grego: an (sem) e kratos (governo). Os ácratas, ou anarquistas, querem uma sociedade em que ninguém governe ninguém. Pela ênfase que dão à liberdade e à negação de qualquer autoridade, são também conhecidos como libertários.
Anarquismo = Organização sem Autoridade.
...em volta do pescoço e ata-o bem alto.
(deixa estar que eu puxo a cadeira)
m31
adaptado de Anarquismo:Abertura
Por José Augusto às [11:17]
Nome: José Augusto
Gosto de: Musica
Sobre mim: Eu realmente não tenho nada a falar sobre esse assunto!!
Muito pessoal!!
Blogs Amigos
Last Posts
Créditos
¤ Layout feito por Guto Estima
. Matanza - Eu não gosto de ninguém
. Matanza!!
. The Ramones (Take it C. Jay)
. Blind Pigs (Afinal, musica é poesia!!)
. Já que música também é poesia....
. Gonçalves Dias
. Mombojó - A missa
. Proibidão das FARC
. Sweet child 'o mine ( é a doce criança de mim mesm...
Hosted at Blogger
Codigofonte.net