[terça-feira, 17 de junho de 2008]

O que querem os Anarquistas?


"O Estado é a negação da humanidade!" Mikhail Bakunin

Em artigo bastante contundente e expressivo, Errico Malatesta, discípulo italiano do russo Bakunin, discorre sobre o que é e o que se deve fazer "Rumo à Anarquia".

Em primeiro lugar, deve-se desprezar concepções errôneas segundo as quais "anarquia" seria sinônimo de "bagunça". Anarquia é ausência de governo e mesmo de atividade parlamentar; que os agentes políticos devem atuar diretamente em busca de manter e ampliar todas as formas de participação nos aspectos decisórios da sociedade em que vivem. Ação Direta, aliás, é o nome que adotam várias organizações anarquistas pelo mundo afora.

Diz-nos Malatesta em seus "Escritos Revolucionários" que "Se quiséssemos substituir um governo por outro, isto é, impor nossa vontade aos outros, bastaria, para isso, adquirir a força material indispensável para abater os opressores e colocarmo-nos em seu lugar * Mas, ao contrário, queremos a Anarquia, isto é, uma sociedade fundada sobre o livre e voluntário acordo, na qual ninguém possa impor sua vontade a outrem, onde todos possam fazer como bem entenderem e concorrer voluntariamente para o bem-estar geral. Seu triunfo só poderá ser definitivo quando universalmente os homens não mais quiserem ser comandados ou comandar outras pessoas e tiverem compreendido as vantagens da solidariedade para saber organizar um sistema social no qual não mais haverá qualquer marca de violência ou coação".

A atividade do anarquista, do socialista utópico (em sua sublime acepção de conquista da Esperança possível) não é violenta nem repentina, mas gradual, pedagógica, passo a passo.

"Não se trata de chegar à anarquia hoje, amanhã ou em dez séculos, mas caminhar seguramente rumo à anarquia hoje, amanhã e sempre. A anarquia é a abolição do roubo e da opressão do homem pelo homem, quer dizer, abolição da propriedade privada dos meios materiais e espirituais de produção e do governo formal; a anarquia é a destruição da miséria, da superstição e do ódio entre as pessoas. Portanto, cada golpe desferido nas instituições da propriedade privada dos meios de produção e do governo é um passo rumo à anarquia. Cada mentira desvelada, cada parcela de atividade humana subtraída ao controle da autoridade, cada esforço tendendo a elevar a consciência popular e a aumentar o espírito de solidariedade e de iniciativa, assim com a igualar as condições é um passo a mais rumo à anarquia...

Lázaro Curvêlo Chaves - Primavera de 2000
Materia tirada do site: http://www.culturabrasil.pro.br/anarquia.htm




Mas tem uma coisa:

Se para ti, "anarquia" é sinônimo de caos, desordem, confusão, desorganização e distúrbio, aperta bem esse cinto...

Anarquia não é confusão;
Anarquia não é desorganização;
Anarquia, do grego: an (sem) e arché (poder).

Anarquista não é sinônimo de desordeiro.

Anarquismo: movimento que luta por uma sociedade onde ninguém tenha poder sobre ninguém. Também podem ser chamados de ácratas, defensores da Acracia, do grego: an (sem) e kratos (governo). Os ácratas, ou anarquistas, querem uma sociedade em que ninguém governe ninguém. Pela ênfase que dão à liberdade e à negação de qualquer autoridade, são também conhecidos como libertários.

Anarquismo = Organização sem Autoridade.

...em volta do pescoço e ata-o bem alto.

(deixa estar que eu puxo a cadeira)

m31
adaptado de Anarquismo:Abertura

Todos os direitos reservados aos autores dos texto



Por José Augusto às [11:17]


Sejam todos bem vindos ao meu blog!!!!                       XD

Nome: José Augusto
Gosto de: Musica
Sobre mim: Eu realmente não tenho nada a falar sobre esse assunto!! Muito pessoal!!

  Blogs Amigos

Blog Do Caue
Blog Do Ogai
Blog do Vinicius
Blog Do Nunes
Blog Da Lari

Links

Blogger
Codigofonte.net
Fúria De Games

Last Posts

. Matanza(de novo)
. Matanza - Eu não gosto de ninguém
. Matanza!!
. The Ramones (Take it C. Jay)
. Blind Pigs (Afinal, musica é poesia!!)
. Já que música também é poesia....
. Gonçalves Dias
. Mombojó - A missa
. Proibidão das FARC
. Sweet child 'o mine ( é a doce criança de mim mesm...



Créditos

Hosted at Blogger
Codigofonte.net

¤ Layout feito por Guto Estima